ASSINE
search button

FCA recebe aval dos EUA para vender modelos a diesel

Para a empresa, a notícia representa um "importante passo"

Compartilhar

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) obteve autorização dos Estados Unidos para produção e venda no mercado norte-americano dos modelos 2017 dos veículos Jeep Grand Cherokee e Ram 1500 com motores a diesel.

Esses carros são os mesmos envolvidos em uma denúncia de violação das normas ambientais norte-americanas, o que levou a abertura de uma causa contra a empresa pelo Departamento de Justiça do país.

A certificação para os veículos foi concedida pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA e, segundo a FCA, representa um "importante passo adiante", fruto de "meses de colaboração".

"Aprecio os esforços das agências para trabalhar conosco para atingir esse marco", disse o CEO do grupo, Sergio Marchionne.

O governo norte-americano acusa a companhia de ter equipado 104 mil carros com um software que não teria sido declarado a inspetores durante os procedimentos de certificação. De acordo com o Departamento de Justiça, o sistema servia para burlar controles de poluentes.

O próximo objetivo da FCA é obter permissão para usar nos veículos que são objeto de contestação a atualização do programa instalada nos modelos 2017 do Jeep Grand Cherokee e do Ram 1500.