ASSINE
search button

'The Guardian': ONU alerta para maior crise humanitária do mundo

No Iêmen, 80% de todas as crianças estão necessitadas:  Guerra, cólera e fome

Compartilhar

"As crianças estão sofrendo o conflito no Iêmen, com 80% em necessidade desesperada de ajuda e 2 milhões sofrendo de desnutrição aguda", advertiu a ONU.

Matéria publicada nesta quinta-feira (27) pelo The Guardian conta que o impacto da guerra e da fome nos 12,5 milhões de jovens do país foi agravado pelo que os diretores da Organização Mundial de Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Programa Mundial de Alimentos descreveram em uma declaração conjunta como "o maior surto de cólera do mundo no meio da maior crise humanitária do mundo ".

"Esta é uma crise infantil", disse Bismarck Swangin, da comunicação da Unicef no Yemen. 

"Quando você olha para o número de crianças que estão encarando a morte devido à desnutrição, e agora agravada por um surto de cólera, as crianças não são apenas mortas diretamente como resultado do conflito, mas estão em risco e podem morrer de consequências indiretas ", complementa.

Dois anos de conflito entre a coalizão liderada pelos sauditas e os rebeldes Houthi trouxeram uma grande carga para o Iêmen, causando um deslocamento interno generalizado e deixando milhões de pessoas enfrentando fome, informa o The Guardian.

A destruição da infra-estrutura do país significou que 14,5 milhões de pessoas, incluindo cerca de 8 milhões de crianças, não têm acesso a água limpa e saneamento. O número de casos de cólera no Iêmen deverá atingir 600 mil no final do ano.

De acordo com o Guardian Swangin disse que a metade de todos os casos suspeitos - e um quarto de todas as mortes relacionadas à cólera - afetaram as crianças. Ele descreveu cenas horríveis em clínicas e hospitais, com crianças deitadas no chão incapazes de mover seus membros e pais de pé em completo desamparo.

"Quando você pergunta às mães, elas apenas olham para o céu e dizem:" Nós simplesmente deixamos isso nas mãos de Deus ". 

"Isso é tudo o que as mulheres podem dizer, é assim que as mulheres se sentem: indefesas ", disse Swangin.

Caroline Anning, líder sênior e conselheira de defesa humanitária de Save the Children, disse que não ficou surpresa com a descoberta de que 80% das crianças precisam de ajuda humanitária.

"Isso corresponde ao que vemos", disse Anning. 

"A mensagem que recebemos é que esta é uma crise humanitária sem precedentes, muito maior do que o que vemos na Síria, muito maior do que em outras partes do mundo, e acontecendo quase que em segundo plano, ninguém dá atenção.

"O que isso significa para as crianças no Iêmen é que existem milhões de crianças que vão dormir com fome todas as noites. Eles não podem ir para a escola, há 2 milhões de crianças fora da escola ... Grandes números de crianças estão profundamente malnutridas, então são muito fracos para se levantar.

"No início deste ano, os doadores internacionais prometeram US$ 2,1 bilhões (£ 1,6 bilhão) em ajuda humanitária para o Iêmen. Até agora, apenas um terço do dinheiro prometido entrou", disse a ONU.

As restrições à introdução de ajuda no país, incluindo longos atrasos no acesso ao principal porto da Hodeidah e ao fechamento do aeroporto de Sana'a, complicaram ainda mais a situação, finaliza Guardian.

> > The Guardian