ASSINE
search button

'Financial Times': Trump, Sessions e a iminente crise constitucional dos EUA 

Quanto mais profundo o conselho especial escava, mais o presidente entra em pânico

Compartilhar

O jornal britânico Financial Times publicou nesta quinta-feira (27) um editorial sobre o cenário político dos Estados Unidos.

O texto afirma: "As armas de agosto estão preparadas e apontadas. Donald Trump está perguntando em voz alta se deve demitir seu procurador-geral, Jefferson Sessions. Vindo do topo, tal especulação só pode terminar na partida de Sessions. O presidente dos EUA também está discutindo sobre quem o livrará do conselheiro especial incômodo, Robert Mueller. Isso também deve acabar com a saída do Sr. Mueller. Ambos são uma questão de tempo. Meu palpite é agosto. Mas pode demorar alguns meses. Ou ser amanhã".

O autor diz que o argumento é que o senhor Trump fará o que deve fazer para bloquear a investigação. Sua última escalada foi desencadeada pela decisão de Mueller de ampliar sua pesquisa para incluir os tratos financeiros da Organização Trump com a Rússia. Os bisbilhoteiros de Washington especularam que Vladimir Putin possui fitas controversas de Trump. Em contraste, não faltam motivos para examinar a história de negócios de Trump com colegas russos.

Quanto mais Mueller progredir, mais pânico causa em Trump, aponta FT. Suas reações revelam seus motivos. Nenhum observador razoável poderia concluir que Trump está disposto a falar a verdade, abrir seus arquivos. Tendo se recusado a liberar suas declarações fiscais, ele arrisca iniciar uma crise constitucional para impedir que os policiais norte-americanos examinem seus negócios. Os dois estão obviamente conectados. Mais cedo ou mais tarde, investigadores sérios acabarão encontrando o dinheiro. 

Isso só pode resultar em uma colisão, ressalta Times. A questão é se a república dos EUA pode sair ilesa. As comparações com Watergate são frequentes. Mas o "Massacre de sábado à noite" de Richard Nixon, em outubro de 1973, pressiona demais para se ignorar. Elliot Richardson, seu procurador-geral, demitiu-se depois de se recusar a demitir o promotor especial, Archibald Cox. Em seguida, o vice-procurador-geral, William Ruckelshaus, desistiu pelo mesmo motivo. Só na terceira tentativa, Nixon poderia encontrar um oficial flexível o suficiente para fazer sua oferta. Esse homem era Robert Bork, lembra o editorial.

para o autor Trump enfrenta o mesmo problema. Depois de se recusar de qualquer coisa relacionada com as investigações da Rússia, Sessions não tem autoridade para demitir Mueller. Mas seu vice, Rod Rosenstein, provavelmente não o fará. Foi ele quem nomeou Mueller depois de ter demitido James Comey, o chefe do Bureau Federal de Investigação, em maio. Por isso, Trump está ocupado com Sessions e Rosenstein. Ele está preparando sua base para o conflito. 

É neste momento que uma crise constitucional entraria em erupção. Os pais fundadores da América criaram um sistema baseado em leis, não em homens. Mas é difícil para as pessoas manterem o sistema. Em teoria, não há nada que detenha Trump de fazer o que quiser. A maioria dos advogados constitucionais dizem que não se pode acusar um presidente  no cargo- mesmo que ele tenha obstruído repetidamente a justiça. Se Mueller fosse demitido, em outras palavras, nenhum tribunal o restabelecia. O mesmo se aplica a Sessionss, finaliza.

> > Financial Times