ASSINE
search button

Farc lançará partido político em setembro

Grupo guerrilheiro terá 10 membros no Congresso colombiano

Compartilhar

O grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) vai se tornar oficialmente um partido político no próximo mês de setembro, quando divulgará seu programa eleitoral e anunciará o nome de seus membros no Congresso. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24) por Iván Márquez e Carlos Antonio Lozada, dirigentes das Farc, durante uma coletiva de imprensa.

"Justamente para isso que fizemos o acordo de paz e depusemos as armas: para entrar na política", disse Márquez.

As Farc pretendem realizar um congresso no fim de agosto para poder lançar em 1 de setembro sua plataforma política. Haverá um ato simbólico na Praça Bolívar, em Bogotá, para encerrar o ciclo de grupo guerrilheiro e oficializar o partido. Pelo acordo de paz negociado com o governo colombiano, as Farc terão cinco representantes fixos no Senado e outros cinco na Câmara dos Representantes durante as próximas duas legislaturas, mesmo sem serem eleitos.

As eleições na Colômbia estão marcadas para maio de 2018, quando serão escolhidos novos parlamentares e um presidente. No mês passado, as Farc encerraram a fase de desarmamento, que faz parte do acordo de paz assinado em novembro de 2016, após quatro anos de negociações e de meio século de luta armada.