ASSINE
search button

Com medo da Coreia do Norte, EUA agendam teste em tempo real de escudo anti-mísseis

Compartilhar

De acordo com um aviso prévio da Guarda Costeira dos EUA para os marinheiros que pretendem atravessar as milhares de quilômetros entre a Ilha Kodiak, o Alasca e as ilhas havaianas, um teste de mísseis em tempo real do sistema de defesa THAAD foi agendado pelo exército dos EUA no próximo fim de semana.

Assim que no próximo fim de semana, de acordo com a Guarda Costeira, os EUA farão uma prova de fogo ao vivo de seu sistema de mísseis de Defesa de Área de Alta Altitude (THAAD) do Complexo aeroportuário do Pacífico na Ilha Kodiak do Alasca.

A Agência de Defesa de Mísseis dos EUA (MDA), em um teste que "validou a capacidade da THAAD de interceptar mísseis balísticos de gama intermediária", conduziu com sucesso um lançamento de fogo vivo na ilha Kodiak no início deste mês, de acordo com o diretor de assuntos públicos da MDA, Chris Johnson, citado pela ABC News.

O teste anterior simulou o lançamento de "dois interceptores de dois lançadores co-localizados", informou Johnson ao Daily Mirror.

"O primeiro míssil envolveu o alvo. O segundo interceptor foi lançado para testar procedimentos operacionais", acrescentou o diretor de relações públicas.

O próximo lançamento de mísseis de fogo ao vivo destina-se a testar a capacidade da THAAD de interceptar um míssil balístico de médio alcance — semelhante ao Hwasong-14 lançado pela Coreia do Norte no mês passado — dentro da atmosfera terrestre, de acordo com outro porta-voz da MAD ouvido pela ABC News.

O THAAD, que exige um golpe direto em um míssil inimigo para ser efetivo, possui uma taxa de sucesso de 100% em 14 lançamentos de fogo vivo, de acordo com o MDA. O sistema possui uma tecnologia de radar de ponta considerada uma ameaça de espionagem profunda, particularmente nas áreas da Rússia e da China abrangidas pelo sistema THAAD instalado pelos EUA na Coreia do Sul como medida de dissuasão para a postura militar de Pyongyang.

> > Sputnik