ASSINE
search button

Roma pode ter racionamento de água para 1,5 milhão de pessoas

Empresa foi impedida de usar lago de Braciano para fornecimento

Compartilhar

Cerca de 1,5 milhão de pessoas podem ser afetadas por um racionamento de água em Roma, capital da Itália, após o governo da região do Lazio, onde fica a cidade, ter firmado dois decretos que impedem o uso do lago de Bracciano como fonte de fornecimento.

Segundo a administração regional, a deterioração das condições do depósito de água determinou o "início de uma ação de proteção dos aspectos ambientais e naturais da bacia, com o objetivo de recuperar o quanto antes sua integridade ecológica".

Além disso, a região do Lazio estabeleceu para 28 de julho a interrupção da retirada de água do lago de Bracciano, que é o oitavo maior da Itália em extensão, com 56,5 quilômetros quadrados.

Em resposta, a Acea, empresa responsável pelo abastecimento em Roma e seus arredores, afirmou que essa decisão "unilateral e ilegítima" causará uma série de "graves consequências para os cidadãos" da capital.

"A drástica redução do fluxo de água na rede hídrica da cidade nos obrigará, de fato, a implantar um rígido racionamento no fornecimento, que afetará cerca de 1,5 milhão de romanos", diz uma nota da companhia, que se compromete a "elaborar um detalhado plano de emergência".

Recentemente, o elevado consumo de água em Roma fez a prefeita Virginia Raggi ordenar o desligamento de algumas fontes usadas como bebedouros, uma medida inédita nos últimos 140 anos. A Itália vem enfrentando um dos verões mais quentes e secos em seis décadas, condição que provocou uma série de incêndios no centro-sul do país.