ASSINE
search button

Prova de força: Irã anuncia nova linha de produção de mísseis

Compartilhar

O governo iraniano anunciou neste sábado o lançamento de uma nova linha de produção de mísseis, de acordo com a imprensa estatal de Teerã, poucos dias após os Estados Unidos terem aplicado novas sanções contra o país árabe.

O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa do Irã, Hossein Dehghan, em cerimônia realizada na capital do país.

A nova linha de produção será dedicada ao míssil Sayyad 3, que pode atingir a altitude de 27 quilômetros e pode viajar até 120 quilômetros de distância. O projétil pode atingir caças, veículos aéreos, mísseis de cruzeiro e helicópteros.

Na última semana, o programa de mísseis iraniano foi um dos motivos alegados pela Casa Branca para a imposição de novas sanções econômicas contra Teerã. Além disso, os EUA afirmaram que o Irã realiza atividades de apoio ao terrorismo.

Nestas novas sanções, Washington destacou ainda que as “atividades malignas” do Irã no Oriente Médio põe abaixo qualquer "contribuição positiva"alcançada pelo acordo nuclear de 2015, fechado pelos dois países. O mesmo poderá ser revisto pelo governo de Donald Trump.

Na mesma cerimônia, Dehghan destacou que o acordo militar fechado entre os EUA e a Arábia Saudita neste ano – estimado em US$ 110 bilhões – visou ameaçar o Irã, adversário dos sauditas na região.

“Recentemente, testemunhamos uma compra imensa que alguns países da região fizeram como um resgate para a América e eles pretendem trazer armas para a região, e essa compra foi feita com o objetivo de ameaçar o Irã islâmico”, concluiu o ministro da Defesa.

> > Sputnik