ASSINE
search button

Congresso dos EUA chega a acordo para novas sanções contra Rússia

Punições vão contra a intenção do presidente Donald Trump

Compartilhar

O Congresso dos Estados Unidos chegou a um acordo para aprovar um novo pacote de sanções contra a Rússia pela suposta interferência nas eleições norte-americanas de 2016 e pelas ações militares na Ucrânia e na Síria.

O acordo alcançado entre republicanos e democratas do Senado e da Câmara vai contra as intenções do presidente Donald Trump, que se opõe a novas sanções. Além das novas punições à Rússia, o texto prevê outros procedimentos econômicos à Coreia do Norte e ao Irã e poderá ser aprovado nos próximos dias pelo Congresso, antes do recesso.

Atualmente, uma investigação tenta estabelecer quais foram as interferência da Rússia nas eleições à Casa Branca. O processo, chamado "Russiagate", aponta que a equipe de Trump e membros de sua família tiveram contato inapropriado com as autoridades de Moscou, as quais, por sua vez, teriam prejudicado a campanha da adversária Hillary Clinton.

A imprensa dos EUA também já levantou suspeitas de promessas que o gabinete de Trump teria feito à Rússia para aliviar as sanções.