ASSINE
search button

Carros na Itália terão dispositivos 'antiabandono' de bebês

Emendas à lei ainda precisam ser aprovadas no Legislativo

Compartilhar

A Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados da Itália aprovou diversas emendas para aumentar a segurança nas estradas italianas, entre elas, a obrigação de que os carros tenham um dispositivo para alertar se uma criança foi esquecida em um veículo fechado.

O desenho da nova lei atinge o artigo 173 do código das estradas da Itália, uma espécie de código de trânsito, e ainda precisará ser votado em plenário. A Comissão informou que ainda estuda quais serão as especificações técnicas da medida e se isso será obrigatório apenas para novos veículos ou para todos os que estão em circulação.

Recentemente, uma série de casos com a morte de crianças que foram esquecidas pelos pais trancadas dentro de carros comoveram os italianos.

A medida, segundo a comissão, também deverá alertar para animais que ficarem esquecidos.

Outro ponto importante aprovado pela Comissão foi o aumento de pena para quem é flagrador dirigindo e falando ou usando o celular. Agora, o texto prevê a perda imediata da carteira de motorista por três meses - em pena que pode aumentar para seis meses caso a pessoa seja reincidente. 

"São três os nós mais significativos que o governo pretende focar para garantir uma maior segurança nas estradas. A suspensão imediata da carteira por uso de celular, a obrigação para que os motoristas mantenham uma distância de segurança dos ciclistas e a obrigação do uso de sinais com dispositivos antiabandono de crianças", disse o ministro da Infraestrutura e Transportes, Riccardo Nencini.