ASSINE
search button

May garante apoio de unionistas da Irlanda do Norte

Governo dará 1,5 bilhão de libras em troca de aliança com DUP

Compartilhar

Após mais de duas semanas de impasse, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou nesta segunda-feira (26) um acordo com o Partido Unionista-Democrático (DUP) para dar sustentação a seu novo governo.

Nas eleições gerais antecipadas de 8 de junho, o Partido Conservador, liderado pela premier, conquistara apenas 317 cadeiras na Câmara dos Comuns, número insuficiente para ter maioria no Parlamento. Por isso, teve de buscar o apoio do DUP, única sigla disposta a negociar com May.

"Os dois partidos compartilham muitos valores", declarou a primeira-ministra britânica. O Partido Unionista-Democrático é uma legenda da Irlanda do Norte de caráter fortemente eurocético, nacionalista e populista e se opõe ao casamento gay e ao aborto.

A primeira prova da nova aliança acontecerá nos próximos dias, quando a Câmara dos Comuns votará o discurso feito pela rainha Elizabeth II na semana passada, no qual ela apresentou o programa do governo May.

Com o apoio do DUP, a premier passa a contar com 327 dos 650 assentos na Casa, apenas um a mais que o número necessário para ter maioria, algo que pode provocar instabilidade em seu governo. "O acordo não é do interesse nacional, mas apenas um modo de May permanecer agarrada ao poder", declarou o líder da oposição, Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista.

O pacto entre conservadores e unionistas prevê um pacote econômico de 1,5 bilhão de libras esterlinas para a Irlanda do Norte.

Brexit

Nesta segunda-feira, a primeira-ministra também apresentou um documento de 15 páginas com as diretrizes para os cidadãos europeus que quiserem permanecer no Reino Unido após o "divórcio" da União Europeia.

Segundo a proposta do governo, a partir da "data de separação", que ainda não foi definida, os cerca de 3 milhões de cidadãos comunitários que vivem no país terão de pedir um "status especial". Essa condição dará direitos equiparados aos dos britânicos e garantirá acesso aos sistemas de saúde e previdenciário.

Quem estiver morando no Reino Unido por pelo menos cinco anos antes dessa data terá 24 meses para fazer a solicitação. Já o restante ganhará uma permissão temporária enquanto espera a conclusão dos cinco anos necessários para pedir o "status especial".

Os que chegarem após o "Brexit" terão de seguir as novas regras para europeus, ainda não definidas. No entanto o "status especial" só entrará em vigor com base na reciprocidade, ou seja, beneficiará apenas cidadãos de países da UE que oferecerem o mesmo tratamento aos britânicos.

"Queremos tranquilizar todos os cidadãos europeus que residem legalmente no Reino Unido sobre o fato de que queremos que eles continuem aqui", afirmou a primeira-ministra.