ASSINE
search button

Itália doará livros escolares para áreas afetadas por tremor

Acordo foi firmado por Ministério e Associação de Editoras

Compartilhar

Um acordo assinado entre o Ministério da Educação da Itália e a Associação Italiana de Editoras (AIE) fará com que estudantes de 140 cidades afetadas por terremotos em 2016 recebam gratuitamente os livros escolares para os anos de 2017/2018 e 2018/2019.

O novo acordo amplia um outro pacto assinado no ano passado para fornecer gratuitamente os livros para as crianças e adolescentes de Amatrice, Accumoli, Arquata del Tronto e Acquasanta Terme, que foram duramente atingidas pelo terremoto de 24 de agosto. Agora, as comunas afetadas pelos sismas seguintes, ocorridos entre setembro, outubro e novembro, também serão beneficiadas.

"O compromisso assumido pela AIE é muito importante. Agradeço ao presidente do Grupo Educacional AIE, Giorgio Palumbo, pela sensibilidade mostrada e por ter vontade de dar continuidade a uma medida que coloca os estudantes no centro de tudo", disse a ministra da Educação, Valeria Fedeli.

De acordo com a titular da pasta, a iniciativa "insere-se na gama de ações que estão sendo desenvolvidas para levar novamente a normalidade para os territórios duramente atingidos".

"Não são ações isoladas, mas o sinal tangível que unindo forças nós podemos oferecer soluções concretas e duradouras", acrescentou.

As escolas interessadas no projeto terão até o dia 15 de julho para informar a quantidade de alunos que precisam dos livros e quais são os exemplares usados em cada instituição de ensino.

A série de terremotos na região central da Itália começou no dia 24 de agosto e seguiu até o fim do ano passado. Ao todo, 333 pessoas morreram no desastre ambiental e os danos às cidades atingidas ultrapassaram os 23 bilhões de euros.