ASSINE
search button

Trump deve abandonar o Acordo de Paris

Compartilhar

O presidente Donald Trump teria informado a confidentes de que os Estados Unidos vão se retirar do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, visto pelo republicano como ameaça fábricas e plantas industriais em todo o país.

O Acordo, o maior em toda a história, foi assinado por 195 países em 2015 e estabelece metas a longo prazo para cada nação na redução das emissões de dióxido de carbono para proteger o planeta de um desastre ambiental. A intenção é manter o aumento da temperatura global média abaixo de 2 graus Celsius acima do nível pré-industrial, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

O presidente dos EUA confidenciou a várias pessoas relacionadas à questão, incluindo o Administrador da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, Scott Pruitt, que planeja retirar o país do acordo. Pelo Twitter, o republicano disse que a decisão sobre a participação dos EUA seria tomada na próxima semana.

Trump ameaçou repetidamente retirar-se do acordo de Paris uma vez que o pleno cumprimento reduziria o PIB dos EUA em US $ 2,5 trilhões na próxima década.

No entanto, o processo de saída não deve ser fácil, já que o documento só o permite a partir de 4 anos de assinatura. Caso decida por ignorar o acordo, Trump só vai poder retirar oficialmente os EUA dos compromissos firmados a partir de 2019.

Sputnik