ASSINE
search button

Líder supremo iraniano critica presidente do país

Compartilhar

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, criticou o presidente do país Hassan Rouhani, pondo em dúvida os êxitos da administração que fechou o acordo nuclear, informa a agência Reuters.

Hassan Rouhani pretende ser reeleito para o cargo presidencial na votação de maio. Entre seus adversários há o aiatolá Seyyed Ebrahim Raeisi, considerado pela mídia como companheiro próximo do líder supremo iraniano Ali Khamenei.

"Algumas pessoas dizem que quando eles chegaram ao poder, a sombra da guerra que pairava sobre o país se foi embora. Isso é falso. Foi o povo que afastou a sombra do país", afirmou Khamenei.

As presidenciais iranianas estão agendadas para 19 de maio de 2017. O candidato que receba mais de 50% dos votos se tornará presidente. Se nenhum dos candidatos alcançar esse resultado, haverá uma segunda ronda.

Em 14 de julho de 2015, o Irã e o sexteto de mediadores internacionais assinaram um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano que devia levantar as sanções econômicas ao Irã introduzidas pelo Conselho de Segurança da ONU, EUA e União Europeia. O plano entrou em vigor em 16 de janeiro de 2016. Contudo, os EUA mantêm as sanções anti-iranianas acusando o país de apoiar terroristas, violar direitos humanos e testar mísseis balísticos.

Sputnik