ASSINE
search button

Acidentes de trabalho matam 2,3 milhões de pessoas por ano no mundo, diz OIT

Compartilhar

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciou nesta sexta-feira, 28 de abril, Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, que cerca de 2,3 milhões de pessoas morrem e 300 milhões ficam feridos todos os anos no mundo em acidentes de trabalho. Segundo a entidade,  informações corretas e detalhadas sobre o assunto vão ajudar a salvar vidas. As informações são da  ONU News.

Segundo o diretor do Escritório da OIT em Nova York,  Vinícius Pinheiro, "hoje nós não temos muitas razões para celebrar o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho. A cada cinco minutos, cerca de 20 trabalhadores morrem por acidentes fatais e cerca de 3 mil sofrem acidentes  ao redor do mundo. Isso é realmente uma tragédia muito grande e o custo disso é enorme. A OIT estima que os acidentes de trabalho custam cerca de 4% do PIB mundial em termos de dias perdidos, gastos com saúde, pensões, reabilitação e reintegração."

Pinheiro disse ainda que os 2,3 milhões de mortes anuais representam apenas a "ponta do iceberg". Segundo ele, grande parte dos acidentes não são reportados e por isso a OIT escolheu como tema para a data a necessidade de melhorar as informações sobre os acidentes.

Magnitude

Segundo a agência da ONU, os cálculos sobre mortos e feridos não refletem a magnitude do problema, nem o impacto real dos acidentes e doenças ocupacionais sobre os trabalhadores, famílias e economias. A OIT afirma que "é necessário ter um melhor sistema de dados nacionais para que as autoridades possam compreender a dimensão e as consequências dos acidentes relacionados ao trabalho, assim como ferimentos e doenças".

A partir dos chamados "dados de segurança ocupacional e de saúde, a meta é preparar políticas e estratégias eficazes para combater os problemas. A agência da ONU declarou que dados confiáveis facilitam a determinação de prioridades e servem de base para calcular o progresso no setor.

Segundo os especialistas, os países que tiverem informações corretas e atualizadas terão mais condições de implementar o plano de ação global para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar prosperidade para todos, seguindo a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

A OIT renovou o compromisso de apoiar os esforços dos Estados-membros da ONU para aumentar a capacidade de prevenção de acidentes ocupacionais e doenças nos locais de trabalho.