ASSINE
search button

'The Guardian': Suspeitos de planejar ataque em Veneza foram presos

Polícia italiana detém kosovares simpatizantes do "Estado Islâmico"

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (30) pelo jornal britânico The Guardian conta que a polícia italiana prendeu nesta manhã três kosovares simpatizantes da organização terrorista "Estado Islâmico" (EI), sob suspeita de operarem uma célula jihadista com planos de realizar ataques em Veneza e de viajar à Síria para se juntarem aos combatentes extremistas.

Segundo a reportagem os detidos são Fisnik Bekaj, de 24 anos, morador da província de Treviso; Dale Haziraj, de 25 anos, e Arjan Babaj, de 27 anos, ambos residentes em Veneza. Todos eles têm permissão de residência válida e trabalhavam como garçons em um restaurante da cidade. Além dos três supostos jihadistas, um menor de idade foi detido por supostamente fazer parte do grupo, que vinha sendo investigado há meses.

Guardian afirma que as prisões foram antecipadas pelas autoridades italianas após seus comentários exaltando o ataque em Londres de 22 de março, no qual morreram quatro pessoas. Naquele dia, Khalid Masood, um britânico de 52 anos que adotou esse nome ao se converter ao islã, atropelou com um veículo várias pessoas na ponte de Westminster e tentou entrar armado com uma faca no Parlamento britânico.