ASSINE
search button

Irã reabre mercado para carne brasileira

Órgãos iranianos de controle sanitário pediram uma série de explicações ao país

Compartilhar

O Brasil vai voltar a fornecer carne para o Irã. O fornecimento tinha sido suspenso, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mas será retomado após as explicações dadas pelo governo brasileiro ao Irã. Em nota à imprensa, o Ministério da Agricultura explicou que órgãos iranianos de controle sanitário pediram uma série de explicações aos técnicos do ministério antes de reabrir o mercado para a carne brasileira. 

“Estas explicações foram encaminhadas hoje [quarta-feira] e consideradas satisfatórias pelo governo do Irã. Em seguida, o governo do Irã reabriu o mercado e voltou a importar carne brasileira”, disse o ministério na nota.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (29), o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, comentou que médicos veterinários do Irã acompanham o processo de produção da carne exportada para o país, por conta de questões alimentares relacionadas aos muçulmanos. Ele alegou ainda que o não teria ocorrido uma suspensão oficial por parte do Irã, como fizeram outros países, mas, sim, uma paralisação da produção de frigoríficos

“Tecnicamente, estávamos fora do mercado deles. As conversas que tivemos foi no sentido de esclarecer os problemas para que o mercado volte a funcionar a partir do recebimento da nossa comunicação oficial”, justificou Maggi.

Da 'Agência Brasil'