ASSINE
search button

'Bloomberg': Pato de borracha amarelo é um símbolo de protesto internacional

Conspiração global? Em sérvio, "patka", ou "pato", também significa "fraude"

Compartilhar

Matéria publicada pela Bloomberg nesta quarta-feira (29) conta que o primeiro-ministro sérvio Aleksandar Vucic esteve em Moscou quando manifestantes carregando imagens de um pato de borracha amarelo marcharam contra a corrupção. O que ele viu e descreveu foi uma conspiração global em forma de pato.

"Não acredito em coincidências", disse Vucic, segundo o jornal sérvio Novosti. "Se alguém me disser que pessoas diferentes pensaram no mesmo símbolo em Belgrado, no Brasil e em Moscou, não esperem que eu acredite".

O ceticismo de Vucic está fora de questão. O pato de borracha se tornou um improvável símbolo de protesto em diversos países, por diversas razões, esclarece a Bloomberg.

Em setembro de 2016 o aspirante candidato presidencial russo Alexei Navalny publicou o primeiro episódio de sua investigação sobre os palácios e propriedades usadas pelo primeiro-ministro Dmitry Medvedev. Um vídeo feito através de um drone mostra uma mansão do século XVIII toda reformada, com uma lagoa e uma casa de pato. Navalny reascendeu o escândalo de Sir Peter Wiggers, o legislador de U.K. que tinha tentado reivindicar o custo de instalar um alojamento de aves aquáticas como parte de suas despesas parlamentares. 

O caso de Medvedev, afirmou Navalny, era muito mais escandaloso.

Redes sociais na Rússia contam a história da casa de pato. Memes sobre o caso de Medvedev e o pato expressaram a vontade das pessoas de mergulhar no lago daquela casa e ter a chance de uma vida mais próspera, mas sem infringir a lei . Com o passar do tempo, o pato de Medvedev se transformou no brinquedo amarelo flutuante que Vucic viu nos protestos de Moscou, esclarece a Bloomberg.

Deve ter sido uma visão chocante. Em 2015, os moradores de Belgrado se opuseram a um projeto de Vucic que defendia um desenvolvimento de US $ 3,8 bilhões em um rio que bloquearia algumas das melhores vistas da cidade. Os manifestantes, carregando patos de borracha amarela, disseram que não queriam que o rio fosse tomado pelos ricos e se transformasse em um lago privado. Eles também disseram que as licenças para o desenvolvimento foram obtidas através da corrupção. Em sérvio a gíria, "patka", ou "pato", também significa "fraude". "Vamos mostrar a eles o pato", disseram os manifestantes. - Não vamos permitir que Belgrado se afogue. Com certeza, o pato amarelo tornou-se irritante para as autoridades, reaparecendo em manifestações e festividades da cidade.

Bloomerg lembra em seu texto que no ano passado, o pato de borracha amarelo tornou-se um símbolo de protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff no Brasil. "Chega de pagar o pato", disseram brasileiros furiosos. Na gíria local, "pagar o pato" significa pagar pelos erros de outra pessoa. 

Este uso da imagem enfureceu o artista holandês Florentijn Hofman, que tem criador do patos de borracha flutuantes e gigantes, colocados em portos e rios ao redor do mundo como uma mensagem de boa vontade, transformando os em brinquedos para todos. Hofman denunciou que os brasileiros estavam explorando seu pato, que na verdade foi patenteado pelo escultor americano Peter Ganine em 1947 para fins políticos.

Apesar das intenções apolíticas de Hofman, o pato evidentemente simbolizava algo mais sério para o povo chinês: a liberdade. Não é por acaso que os patos amarelos gigantes flutuem nos portos de Hong Kong e de Formosa mas não em outras cidades chinesas, analisa o noticiário.

Homens como Vucic e seu anfitrião, Vladimir Putin, vivem em um mundo sem coincidências. Na sua opinião, os protestos contra a corrupção sérvia, a desigualdade russa, os enormes impostos brasileiros e a censura chinesa partem de um mesmo ponto, presumivelmente em algum lugar dos Estados Unidos. Eles não estão interessados nos contextos específicos e na lógica associativa que leva os manifestantes a escolha de seus mascotes, fala o artigo.

Os manifestantes que pedem justiça pelos atos de Putin e Vucic vivem em um mundo complexo; Eles não querem aceitar a realidade distorcida de seus países apenas porque eles são instruídos a fazê-lo. Eles precisam de símbolos simples para materializar suas queixas e unir as pessoas em torno de uma causa que não pode ser explicada em uma frase. Então eles adotam imagens cativantes que uma criança pode desenhar. O pato de borracha amarelo parece absurdo em um cartaz, em uma praça da cidade cheia de manifestantes irritados, em um barco tentando se esquivar da polícia sérvia, no lugar de um tanque na Praça Tiananmen. Isso serve muito bem aos manifestantes - já que seria absurdo associar um pato de borracha amarelo a um ícone revolucionário.

> > Bloomberg