ASSINE
search button

Trump assinará ordem que revoga leis climáticas de Obama

Casa Branca justificou ato como medida para retomar empregos

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a sancionar uma ordem executiva que anulará quase todos os esforços de uma década do seu antecessor, Barack Obama, na proteção do meio ambiente.

De acordo com a Casa Branca, a ordem de Trump terá como objetivo "relançar a indústria do carbono para aumentar a independência energética" dos EUA e "recriar milhares de postos de trabalho perdidos em minas com as restrições impostas por Obama". O amplo decreto de Trump que será assinado nas próximas horas promove as indústrias do ramo do petróleo, carvão e gás natural do país.

Além de revogar ordens de Obama que davam destaque para o meio ambiente na elaboração de políticas de esfera federal, a ordem de Trump permite que agências federais identifiquem qualquer ação que possa atrapalhar a produção ou uso de recursos de energia.

A medida de Trump já recebeu críticas de vários ativistas e líderes políticos, entre eles o ex-secretário-geral das Nações Unidas e Nobel da Paz, Kofi Annan. Em Bruxelas, o ex-secretário disse que Trump "perderá" no tema ambiental, "porque o mundo caminha para outra parte".