ASSINE
search button

Reino Unido inicia semana decisiva para o Brexit

Theresa May ativa o artigo 50 do Tratado de Lisboa nesta quarta-feira 

Compartilhar

A primeira-ministra Theresa May ativa o artigo 50 do Tratado de Lisboa nesta quarta-feira (29), que inicia o processo de saída do país da União Europeia (UE). Irreversível, o "divórcio" terá um prazo de dois anos para ser concluído, período em que Londres e Bruxelas negociarão todos os termos do "Brexit". 

Um artigo publicado nesta segunda-feira (27) no jornal Financial Times, que cita fontes da UE envolvidas com as negociações do Brexit, aponta que os próximos dois anos serão de "braço de ferro".    

De um lado, a União Europeia vai tentar fazer com que o Reino Unido sofra com o Brexit, para evitar que novos países tentem deixar o bloco, e que ainda custeie todo o prejuízo causado pelo não-retorno dos investimentos feitos pela UE no território. Já o governo britânico tenta barganhar algum benefício com a UE, usando o asilo a refugiados da crise de refugiados como moeda de troca. 

>> Milhares de pessoas vão às ruas de Londres para dizer "não" ao "Brexit"

Além da batalha com as autoridades da União Europeia, May enfrenta o desafio de manter a estabilidade no Reino Unido, já que a Escócia ameaça convocar um referendo de independência, o que poderia complicar todo o processo. 

"O Reino Unido não pode se enfraquecer ou se dividir em um momento tão importante que se aproxima, o Brexit", disse May. May tentará oferecer "novos poderes" aos países que compõem o Reino Unido para que permaneçam no Estado. 

Introduzido em 2009, o Artigo 50 do Tratado de Lisboa rege os mecanismos pelos quais um país deve passar para se separar da União Europeia. Os britânicos decidiram nas urnas, no ano passado, pela saída do bloco, em um gesto que surpreendeu toda a UE e levou à renúncia do governo do premier David Cameron.

Da agência 'Ansa Brasil'