ASSINE
search button

Polícia nega ligações entre terrorista de Londres e EI

Ataque com quatro mortos na cidade foi reivindicado pelo grupo

Compartilhar

A Polícia Metropolitana de Londres afirmou nesta segunda-feira (27) que Khalid Masood, autor do atentado terrorista na ponte e no palácio de Westminster, não era ligado ao Estado Islâmico (EI) ou à Al Qaeda.

No último fim de semana, a Scotland Yard já havia confirmado que o britânico de 52 anos agira sozinho, apesar de o ataque ter sido reivindicado pelo EI, que o chamara de "soldado do califado". Para a Polícia, Masood também não se radicalizou no período em que esteve preso, em 2003, mas tinha um genérico "interesse pela jihad".

Semanas antes do atentado, o Estado Islâmico havia disseminado no aplicativo de mensagens Telegram um apelo convidando simpatizantes a atingirem Londres. Masood, cujo nome original era Adrian Russell Ajao, nascera no próprio Reino Unido e carregava condenações por porte ilegal de armas, desordem pública e furtos. O ataque na capital britânica deixou quatro vítimas - incluindo três pessoas atropeladas e um policial esfaqueado - e terminou com o terrorista morto pelas forças de segurança.