ASSINE
search button

Em novo vazamento, Wikileaks mostra como a CIA invade Iphone

CIA teria espionado aparelhos da Apple entre 2008 e 2013

Compartilhar

O Wikileaks divulgou nesta quinta-feira (23) um novo vazamento de documentos que mostram que a Agência Central de Inteligência (CIA) pode infectar de forma permanente produtos da Apple, como Iphones ou MacBooks.

O novo material publicado, batizado de "Dark Matter", traz arquivos que demonstram que a CIA fazia uso de um mecanismo para executar códigos maliciosos nos dispositivos enquanto são inicializados, método que a agência teria nomeado de "Sonic Screwdriver".

Outro documento, chamado "NightSkies", revela que a CIA também colocou o Iphone sob sua vigilância desde 2008, um ano após o aparelho ter sido lançado. Os arquivos vazados indicam que as ferramentas foram usadas até 2013 para repassar todos os dados de atividades dos usuários.

"A CIA perdeu o controle sobre a maior parte de seu arsenal de espionagem cibernética, incluídos softwares maliciosos, vírus, cavalos de Tróia, ataques de dia zero, sistemas de controle remoto de software malicioso e documentos associados", afirmou o site.

Nesta sexta-feira (24), em resposta ao vazamento, a Apple afirmou que os dispositivos foram corrigidos há muito tempo.

"Com base na nossa análise inicial, a suposta vulnerabilidade do iPhone afetou apenas o iPhone 3G e foi corrigida em 2009 quando o iPhone 3GS foi lançado. Além disso, nossa avaliação preliminar mostra que as supostas vulnerabilidades do Mac foram corrigidas em todos os Macs lançados depois de 2013".