ASSINE
search button

May confirma que autor de atentado em Londres é britânico

Governo, porém, mantém identidade do terrorista em sigilo

Compartilhar

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou nesta quinta-feira (23) que o autor do atentado terrorista em Londres nasceu no Reino Unido e já tinha sido monitorado pelos serviços de inteligência por atividades extremistas islâmicas.

O autor do ataque foi morto pela polícia na cena do crime, perto do Parlamento, no bairro de Westminster, mas as autoridades ainda mantém em sigilo sua identidade. A imprensa britânica chegou a especular ontem a origem do terrorista e divulgou supostos nomes, mas o governo pediu que sejam publicadas apenas as informações cedidas pela Scotland Yard.

Um dos nomes especulados era justamente de um jovem nascido no Reino Unido, filho de jamaicanos, e convertido ao Islã aos 18 anos de idade, sendo monitorado pelo MI5 entre os anos de 2005 e 2016. "Não temos medo e não vamos nos intimidar", disse May em um discurso no Parlamento, que reabriu hoje, tentando voltando à normalidade.

"Trata-se de um atentado contra um povo livre", criticou. "Milhões de atitudes de normalidade são a resposta para o terrorismo".

>> Estado Islâmico reivindica atentado em Londres