ASSINE
search button

Indiano é morto em bar dos EUA após ser vítima de xenofobia

Atirador gritou "saia do meu país" antes de matar engenheiro

Compartilhar

Um engenheiro indiano foi morto e outras duas pessoas ficaram feridas em um tiroteio em um bar na cidade de Kansas, nos Estados Unidos, após um ex-soldado da Marinha usar frases xenófobas contra os imigrantes.

"Saia do meu país", gritou Adam Purinton, de 51 anos, antes de disparar mais de nove tiros contra Srinivas Kuchibhotla. O atirador foi preso na manhã de quinta-feira (23) acusado de assassinato e tentativa de homicídio.

O indiano, de 32 anos, chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. De acordo com o barman do local, a vítima tinha costume de frequentar o bar, uma ou duas vezes por semana. Seus dois amigos continuam internados.

O proprietário do bar disse que antes de disparar, Purinton gritou insultos racistas enquanto os clientes assistiam um jogo de basquete na televisão. As autoridades não confirmaram a natureza do ódio. No entanto, afirmaram que o "FBI está cooperando na investigação".

"Foi um crime hediondo e nós queremos uma investigação precisa para confirmar todas as suspeitas, porque somos as vítimas deste crime e queremos que a comunidade saiba. Queremos ter certeza que a pessoa envolvida seja responsável por suas ações", afirmou o agente do FBI, Eric Jackson.

Em mensagem no Facebook, o senador republicano do Kansas, Jerry Moran, escreveu que está muito chateado com o acontecimento.

"Condeno veementemente todas as formas de violência.

Especialmente se motivada por preconceito e xenofobia", disse ele. Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que proíbe a entrada de imigrantes e refugiados de origem de sete países - de maioria muçulmana - na país.