ASSINE
search button

'El País': A obsessão de Trump

Editorial fala sobre novas diretrizes de imigração dos EUA 

Compartilhar

Um artigo publicado nesta sexta-feira (24) pelo jornal espanhol El País analisa que as novas diretrizes sobre imigração podem transformar os EUA em um território de caça ao imigrante em situação irregular. 

O editorial fala que obcecado pela ideia de que a saída dos imigrantes em situação ilegal resolverá os problemas dos Estados Unidos, Donald Trump aprovou uma ordem que, na prática, significa a possibilidade de expulsar do território nada menos que 11 milhões de pessoas. 

Entre outras consequências nefastas, avalia El País, a medida pode deixar numa dificílima situação três milhões de crianças – cidadãos norte-americanos cujos pais podem ser deportados a qualquer momento.

> > El País La obsesión de Trump

De acordo com o artigo, as novas diretrizes sobre imigração têm outros efeitos gravíssimos. Ampliam de 14 dias para dois anos o período mínimo que um imigrante sem documentos deve ter permanecido nos EUA para evitar uma expulsão imediata, cujo âmbito de aplicação agora se estenderá a todo o território norte-americano, em vez dos atuais 160 quilômetros contados a partir da fronteira. Ou seja: transformam os EUA numa espécie de território de caça, que beneficiará uma indústria que floresce à custa da expulsão de imigrantes. Desse modo, Trump faz com que o país que construiu para si a imagem de terra da liberdade se torne uma sociedade atemorizada.

Isto não é, exatamente, fazer a América grande de novo, aponta El País. Tampouco é verdade que essa política não tenha um custo econômico. Para começar, será preciso contratar – e pagar com fundos públicos – 10.000 novos funcionários para tarefas de controle migratório. Não nos esqueçamos de que Trump passou anos atacando o que chamava de gigantesca burocracia estatal.

Para finalizar o texto afirma que é trágico que o presidente dos EUA não tenha aprendido com o primeiro fiasco da sua ordem executiva sobre imigração, nem tenha compreendido que as iniciativas apressadas têm consequências imprevistas.