ASSINE
search button

'El País': Urdangarin ficará em liberdade condicional na Suíça e não pagará fiança

Cunhado do rei da Espanha terá que se apresentar mensalmente perante as autoridades 

Compartilhar

Matéria publicada pelo El País nesta quinta-feira (23) conta que o Tribunal de Palma de Mallorca decidiu manter Iñaki Urdangarin em liberdade condicional, podendo assim continuar morando na Suíça, país onde vive atualmente. O cunhado do rei de Espanha terá que se apresentar mensalmente perante as autoridades helvéticas, no dia 1 de cada mês, e comunicar previamente ao tribunal caso pretenda viajar para fora do país. 

Segundo a reportagem Urdangarin poderá recorrer da decisão para o Supremo Tribunal. O procurador do Ministério Público espanhol teve seu pedido para aplicação de uma fiança de 200 mil euros ignorado.

> > El País Urdangarin no irá por ahora a la cárcel y podrá vivir en Suiza

O diário espanhol acrescenta que o tribunal também manteve a mesma medida com relação a pena de Diego Torres, que fica proibido de abandonar o território espanhol, e terá de entregar o seu passaporte. O empresário e ex-sócio de Urdangarin também deverá comunicar qualquer mudança de residência e se apresentar periodicamente às autoridades espanholas.

El País lembra que o caso Nóos teve início em 2010. Iñaki Urdangarin e o Diego Torres são acusados de desviar milhões de euros de fundos públicos do instituto Nóos, uma instituição sem fins lucrativos, através do qual os dois sócios teriam conseguido contratos milionários com os governos das Baleares e da Comunidade Valenciana, ambos do PP.