ASSINE
search button

'The Guardian': Tony Blair ataca "hipocrisia" do Daily Mail após atentado suicida

Ex-primeiro ministro nega que governo tenha pago 1 milhão de libras ao jihad britânico

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (22) pelo The Guardian conta que Tony Blair negou que o governo tenha pago uma compensação ao ex-detido de Guantánamo, que cometeu ataque suicida no Iraque, em resposta a uma acusação do jornal Daily Mail. Blair apontou a cobertura sobre o homem-bomba de hipócrita. 

Segundo a reportagem o ex-primeiro-ministro disse que a compensação, calculada em 1 milhão de libras esterlinas, foi paga pelo governo de coalizão liderado pelos conservadores em 2010 e criticou o tablóide por acusá-lo.

"Ele não foi remunerado pelo meu governo", disse Blair. 

> > The Guardian Tony Blair attacks Daily Mail's 'hypocrisy' over suicide bomber

"A compensação foi acordada em 2010 pelo governo conservador."

Guardian afirma que nesta manhã, a primeira página do Daily Mail foi a morte de Jamal al-Harith - contando que mudou seu nome de Ronald Fiddler depois de se converter ao islamismo aos 20 anos, mas mais recentemente passou pelo nome de guerra Abu Zakariya al-Britani e dizia que o governo de Blair fez um "lobby intenso" para sua liberação.

Blair chamou de "hipocrisia total" do Daily Mail, indicando que o jornal conduziu uma campanha dos meios para a liberação de Harith da baía de Guantánamo.

"É verdade que Jamal al-Harith foi libertado de Guantánamo Bay a pedido do governo britânico em 2004", disse ele. "Isso se seguiu a uma massiva campanha parlamentar e de mídia, liderada pelo Daily Mail, o próprio jornal que agora está supostamente tão indignado com sua libertação e fortemente apoiado pela então oposição conservadora".

O ex-primeiro-ministro destacou uma manchete do Mail Online intitulado "Ainda acha que ele não era um perigo, Blair? Fúria na compensação de 1 milhão de libras do governo trabalhista pelo inocente britânico.

Harith, 50, é tido como responsável por ter realizado o ataque suicida em forças de coalizão perto de Mosul na segunda-feira, informa o Guardian.