ASSINE
search button

Presidente da Comissão Europeia nega que renunciará em março

Porta-voz confirmou que ele não irá disputar 2º mandato

Compartilhar

O porta-voz da Comissão Europeia negou nesta segunda-feira (20) que o presidente da entidade, Jean-Claude Juncker, deixará o cargo em março.

"Ele continuará aqui para combater todas as crises que a Europa está enfrentando, do 'Grexit' e'Brexit', à imigração. Está motivado como no primeiro dia", disse o representante à ANSA.

Diversos jornais, incluindo o italiano "La Repubblica" publicaram matérias nesta segunda-feira informando que Juncker estaria pensando em renunciar ao cargo em março porque estaria "contrariado" com o comportamento de diversos governos europeus.

"O fato de ter anunciado em 2014 que faria apenas um mandato permite a Juncker ter uma aproximação ambiciosa e independente, em particular, porque falamos do futuro da Europa", acrescentou o representante.

Os rumores de que o presidente da Comissão deixaria o cargo antes do fim do mandato aumentaram na última semana, após o líder fazer uma espécie de desabafo contra a mídia alemã.

Ao ser questionado o porquê não concorreria à reeleição, Juncker afirmou que "faz três anos que eu falo, falei em Luxemburgo, às TVs francesas, à BBC, mas preciso falar para a mídia alemã no domingo de manhã para que tenha algum efeito".

Segundo Juncker, essa decisão permite que ele seja "um homem livre". "Não o faço porque estou cansado, estou vivo e animado.

Mas, cinco anos são suficientes. E além disso, não quero que aconteça comigo o que aconteceu com o amigo [José Durão] Barroso. Da metade do mandato para frente, tudo que ele sugeria, todos diziam 'só faz isso porque quer o cargo uma segunda vez'.

E é exatamente por isso que não quero", afirmou ainda.

O ex-premier de Luxemburgo assumiu o cargo de presidente da Comissão UE em novembro de 2014 e deve seguir no posto até 2019.