ASSINE
search button

Ancara: precisamos da ajuda da Rússia e Irã para resolver conflito sírio

Compartilhar

A Turquia precisa da ajuda da Rússia e do Irã para resolver o conflito sírio, disse o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu.

"O regime de cessar-fogo [na Síria] deve ser reforçado através de esforços conjuntos, precisamos do apoio da Rússia e, em alguns casos, do apoio do Irã, e, neste sentido, já alcançamos muito", disse Cavusoglu na Conferência de Segurança de Munique.

Além disso, Cavusoglu salientou que o acordo assinado em Astana sobre a Síria desempenha um papel importante no restabelecimento da confiança entre as partes em conflito.

"O acordo em Astana tem sido um passo importante que contribue no restabelecimento da confiança", reforçou o ministro durante a Conferência de Segurança de Munique.

Em 16 de fevereiro, a segunda rodada de negociações sírias – impulsionada pela Rússia, Turquia e Irã – foi realizada na cidade de Astana. A primeira se deu lugar na capital cazaque nos dias 23 e 24 de janeiro, quando foi decidido executar um mecanismo de monitoramento do cessar-fogo no país árabe.

A Síria vive desde 2011 um violento conflito civil entre forças do governo e diversos grupos da oposição do país, muitos dos quais reconhecidos internacionalmente como organizações terroristas. De acordo com a ONU, a guerra já provocou a morte de mais de 300 mil pessoas.

Sputnik