ASSINE
search button

Trump pode usar Guarda Nacional para deter imigrantes

No entanto, Casa Branca negou deslocamento de tropas

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria estudando a possibilidade de usar tropas da Guarda Nacional para deter imigrantes ilegais, informou a agência de notícias "Associated Press".    

De acordo com um rascunho de um documento obtido pela agência, Trump usaria até 100 mil militares para fazer a ação como um "reforço" no combate à imigração ilegal entre as cidades de Portland até Nova Orleans e passaria por 11 estados - a maioria na fronteira com o México.    

Se a ação for realizada, seria algo sem precedentes na história do país e necessitaria ainda da aprovação de todos os estados que receberiam as tropas.    

No entanto, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, desmentiu a informação e disse que a notícia "não é verdadeira. É 100% falso". "Não há nenhum compromisso sobre utilizar a Guarda Nacional para atingir os imigrantes ilegais", disse ainda.    

Trump tenta alternativas para cumprir sua promessa de campanha de combater ferozmente a imigração ilegal depois da Justiça do país suspender seu veto contra estrangeiros de sete países - de maioria muçulmana.   

Além disso, autoridades de estados e cidades republicanas já prenderam mais de 700 imigrantes ilegais nas últimas semanas.