ASSINE
search button

Pence se reúne com Merkel e assegura apoio dos EUA a Otan

Donald Trump tinha ameaçado retirar verba do bloco militar

Compartilhar

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, prometeram neste sábado (18) manter o compromissos bilaterais e europeus, além de reforçar as alianças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). 

Este foi o primeiro encontro oficial entre Merkel, o nome mais forte da União Europeia (UE) na atualidade, e Pence, membro do governo de Donald Trump, o qual ameaçava em sua campanha eleitoral retirar o apoio dos EUA à Otan. A reunião ocorreu durante a Conferência de Segurança de Munique. 

"Faremos todos os esforços para respeitar nossos compromissos. É do interesse europeu, do alemão e também do norte-americano", disse Merkel. Ressaltando que a Alemanha se comprometeu em 2014 a aumentar em 2% os gastos militares em uma década, Merkel disse que o apoio dos EUA é importante para o combate do terrorismo internacional.    

"Sou absolutamente convencida de que vale a pena lutar pelos organismos multilaterais. É preciso reforçar a UE, a Otan e a ONU, assim como as estruturas do G20", defendeu a líder alemã, que tem como principal desafio regional evitar novas saídas do bloco europeu após o "Brexit" do Reino Unido e o aumento da influência da Rússia no leste do continente. "Garanto que os EUA ainda apoiam a Otan e isso é inabalável", disse Pence, destacando, porém, que Trump "espera que seus aliados respeitem seus compromissos".