ASSINE
search button

'The Guardian': Theresa May deverá consultar Parlamento para ativar Brexit

Suprema Corte do Reino Unido decidiu que o governo britânico deverá obter o aval do Parlamento

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (24) pelo The Guardian conta que a Suprema Corte do Reino Unido decidiu nesta manhã que o governo britânico deverá obter o aval do Parlamento para dar continuidade ao Brexit, mas sem consultar os parlamentos regionais da Escócia e a Irlanda do Norte.

Segundo a reportagem a Corte rejeitou o recurso da primeira-ministra, Theresa May, que esperava utilizar um dispositivo na lei britânica, conhecido como "prerrogativa real" para ativar o chamado artigo 50 do Tratado de Lisboa, que dá início à saída do Reino Unido da União Europeia. Ela já havia declarado que, no caso de uma decisão desfavorável, pediria ao Parlamento que votasse um projeto de lei autorizando a saída dos britânicos do bloco.

> > Brexit: supreme court rules government cannot trigger article 50 without act of parliament 

Guardian acrescenta que em novembro, a Corte Superior de Londres já havia dado ganho de causa ao governo escocês, que julga indispensável a consulta ao Parlamento. "Uma mudança no procedimento constitui uma violação dos princípios constitucionais", declarou o presidente da Corte, David Neuberger. Segundo ele, oito dos 11 juízes da Corte votaram a favor da consulta. Segundo o governo britânico, a decisão não muda o calendário estipulado para adotar o Brexit.

De acordo com o diário britânico a classe empresarial londrina espera que o resultado incite a primeira-ministra a adotar um Brexit mais flexível do que o anunciado na semana passada. Mas isso é pouco provável, já que eles contavam com o aval dos parlamentos da Escócia e da Irlanda do Norte, que votaram a favor da manutenção do Reino Unido na União Europeia.