ASSINE
search button

Trump deve retirar EUA da Parceria Transpacífico nesta segunda, diz TV

Compartilhar

Donald Trump deve retirar os EUA da Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês nesta segunda-feira (23), de acordo com a emissora CNN. Esta deve ser a primeira ação executiva do novo presidente dos Estados Unidos.

A saída do país do TPP deve inviabilizar a parceria, que buscava estabelecer um contraponto ao aumento da influência econômica e política da China.

A parceria estabelece normas comuns sobre questões que vão desde os direitos dos trabalhadores à proteção da propriedade intelectual em 12 nações da região do Pacífico.

A agenda oficial de Trump nesta segunda prevê a assinatura de ordens executivas às 10h30 (13h30 em Brasília) no Salão Oval. A assinatura do TPP foi uma das principais iniciativas de integração comercial do antecessor de Trump, o democrata Barack Obama. O pacto, contudo, não chegou a ser ratificado pelo Congresso dos EUA.

Durante a campanha à presidência, Trump criticou a integração comercial com outros países, afirmando que o livre comércio traz prejuízos para a indústria e o emprego nos EUA.