ASSINE
search button

Caças espanhóis pretendem vigiar Rússia a partir do Báltico

Compartilhar

A Força Aérea espanhola se juntará à missão liderada pela OTAN na Estônia para patrulhar o espaço aéreo dos Países Bálticos perto da fronteira russa.

Eis o que revela o jornal espanhol ABC. Segundo a fonte, a missão, que terá início em abril de 2017, contará com a participação do décimo quinto destacamento da Força Aérea espanhola, baseado em Zaragoza.

Além de vigiar o espaço aéreo, os militares espanhóis realizarão treinamento de novos pilotos para dirigir os caças multifuncionais F-18.

Os detalhes da missão foram anunciados pela ministra da Defesa espanhola, Maria Dolores de Cospedal, durante a sua visita à base aérea de Zaragoza nesta semana.

Os três Países Bálticos – a Letônia, Estônia e Lituânia – não possuem capacidades de controle aéreo. Desde a sua adesão à OTAN o espaço aéreo destes países tem sido protegido pela missão rotativa da Aliança.

O reforço do flanco oriental da OTAN ganhou novas dimensões em janeiro deste ano depois de os soldados americanos terem cruzado a fronteira polonesa. A brigada, que conta com 3,5 mil militares, será posicionada na cidade de Zagan, no oeste da Polônia.

No ano passado o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, anunciou que a organização reforçaria a sua presença rotativa na Polônia, Letônia, Lituânia e Estônia com a introdução de 4 batalhões em 2017, destacando que a expansão da Aliança na Europa Oriental continuará por tanto tempo quanto for necessário.