ASSINE
search button

Incêndio em ônibus de estudantes mata ao menos 16 na Itália

Veículo seguia para a Hungria e se chocou contra pilar de ponte

Compartilhar

Pelo menos 16 pessoas morreram no incêndio de um ônibus de estudantes húngaros nos arredores de Verona, no norte da Itália. Além disso, 13 passageiros ficaram gravemente feridos.

O balanço foi confirmado pelo ministro das Relações Exteriores da Hungria, Péter Szijjártó, que disse estar em contato com as autoridades italianas. O veículo transportava 56 indivíduos, sobretudo adolescentes de 14 a 18 anos que retornavam de um período de férias na França.

O incidente aconteceu pouco antes da meia-noite deste sábado (21), na estrada que liga Verona a Veneza, quando o ônibus se chocou contra o pilar de uma ponte. A Procuradoria da República abriu uma investigação para apurar as causas da tragédia, mas um caminhoneiro ouvido pela Polícia disse ter visto um problema na roda do veículo 30 km antes do local da batida.

 "Eu vi gente queimando viva, imagens horríveis que nunca conseguirei esquecer. Desci do carro e fui a pé até o ônibus para ver se podia ajudar. Era possível escutar gritos, as pessoas colocavam as mãos na cabeça", relatou um motorista italiano que passava pela região.

Os alunos estudavam no colégio Szinyei Merse, de Budapeste, que todos os anos organiza uma excursão de uma semana em uma estação de esqui na França. A maioria dormia no momento do acidente. "As pessoas que estavam sentadas na parte posterior do ônibus se salvaram quebrando os vidros. Um professor de educação física voltou ao veículo e salvou muitos dos que estavam a bordo. Ele está internado com queimaduras profundas nas costas", disse a cônsul-geral da Hungria em Milão, Judit Timaffy.

Já o ministro das Relações Exteriores da Itália, Angelino Alfano, expressou sua "dor" pela notícia do "terrível incidente com o ônibus húngaro". "Exprimo solidariedade e forte proximidade do governo italiano às autoridades húngaras, às famílias das vítimas e aos feridos, desejando para estes últimos uma pronta recuperação", ressaltou o chanceler.