ASSINE
search button

Saiba como será a posse de Donald Trump

Magnata fará juramento nesta sexta-feira (20)

Compartilhar

O republicano Donald Trump se tornará o 45º presidente nesta sexta-feira (20), quando prestará juramento em cerimônia de posse. Este é um dos momentos mais importantes de uma lista de solenidades preparadas em Washington, nos Estados Unidos.

No entanto, a sequência de eventos foi iniciada nesta quinta-feira (19) com espetáculos no Lincoln Memorial. "Vozes do Povo", o primeiro ato de um dia inteiro de shows públicos, apresentou grupos como o conjunto musical dos bombeiros do Distrito de Columbia, músicos da Coalizão Republicana Hindu, bandas de escolas superiores e corais.

A partir das 15h local, Trump junto com o vice-presidente eleito Mike Pence depositarão flores no Cemitério Nacional de Arlington, onde estão sepultados os veteranos norte-americanos mortos em combate. Logo depois, o magnata fará um discurso do outro lado do rio Potomac, no Lincoln Memorial, que também contará com shows de música country e fogos de artifício.

Trump deve passar esta noite na Blair House, a histórica residência para convidados da presidência norte-americana, situada diante da Casa Branca.

Na manhã de sexta-feira (20), Trump, Pence e suas famílias participarão de uma cerimônia religiosa na Igreja Episcopal de Saint John, localizada próxima à Casa Branca.

Posteriormente, o ainda presidente Barack Obama e a primeira-dama, Michelle Obama, darão as boas-vindas ao republicano e sua esposa, Melania, durante um chá. Os dois casais seguirão juntos em comitiva para o Capitólio.

A cerimônia de juramento ao ar livre, no Capitólio, começará ao meio-dia local, segundo data e hora estabelecidas na Constituição, e será transmitida pela TV do mundo inteiro.

Entre as pessoas presentes, estarão partidários e opositores ao novo presidente, legisladores, integrantes da Suprema Corte e diplomatas. Além disso, os ex-presidentes Jimmy Carter, George W.Bush e Bill Clinton, que estará acompanhado por sua esposa, Hillary Clinton, derrotada por Trump nas eleições. O hino nacional será cantado pela soprano Jackie Evancho. O grupo "The Rockettes" também participará do evento. Após as apresentações, vai acontecer os primeiros discursos e líderes religiosos farão orações.

O juramento do vice-presidente Pence será tomado pela integrante da Suprema Corte, Clarence Thomas, enquanto o de Trump será recebido pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts.Durante a cerimônia, serão usadas duas Bíblicas - a usada na posse do presidente Abraham Lincoln e uma do próprio Trump, presenteada por sua mãe em 1955. Posteriormente, Trump realizará seu discurso.

Após o fim da cerimônia, o republicano e seu vice participarão do tradicional almoço no Capitólio. Por volta das 15h local, os dois percorrerão a Avenida Pensilvânia do Capitólio até a Casa Branca, durante o desfile da posse.

A passeata será acompanhada por cerca de 8 mil participantes, incluindo representantes das Forças Armadas, escolas e universidades, grupos a cavalo, veteranos de guerra e até uma brigada de tratores. Logo após, Trump, Pence e suas famílias participarão de três diferentes bailes de gala. Além disso, outra festas estão programadas por toda a capital norte-americana. Já na manhã de sábado (21), o novo presidente e seu vice vão participar da sessão Nacional de Oração Ecumênica na Catedral de Washington.

A partir de segunda-feira (23), Donald Trump prevê estampar sua assinatura em diversos decretos com a finalidade de desconstruir a parte da gestão de seu antecessor, Obama, em temas como imigração, meio ambiente, energia e direito trabalhista. Discurso em Washington O presidente eleito, Donald Trump, chegou em Washington na tarde desta quinta-feira (19) acompanhado de sua esposa, Melania, que agradeceu a todos pelo apoio.

"Obrigada pelo apoio.Temos muito o que fazer! Vamos fazer a América grande outra vez", ressaltou a futura primeira-dama.