ASSINE
search button

Pesquisa mostra Le Pen na liderança no 1º turno na França

Ex-premier François Fillon está tecnicamente empatado 

Compartilhar

Seguindo uma tendência internacional, a direita ganha cada vez mais força na França. É isso o que apontou mais uma pesquisa de intenção de voto feita no país europeu que mostrou que os candidatos do partido Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, e dos Republicanos, François Fillon, aparecem tecnicamente empatados na liderança no primeiro turno.    

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos Sopra Steria com colaboração com o jornal francês "Le Monde" e publicada nesta quinta-feira, dia 19, Le Pen conseguiu se consolidar na liderança com uma porcentagem de votos que fica entre 25% e 26% e assim, se os números continuarem parecidos até as eleições, deverá ir para o segundo turno.    

Já o ex-premier Fillon, de centro-direita, aparece tecnicamente empatado, com 23% a 25% das intenções de voto do primeiro turno, e por isso, se os resultados das próximas pesquisas continuarem os mesmos, deverá enfrentar Le Pen na fase seguinte das eleições.    

Após tendo derrotado inesperadamente as primárias da centro-direita da França, vencendo Alain Juppè e Nicolas Sarkozy, Fillon teve uma pequena queda na porcentagem de votos em relação à última pesquisa feita, onde ele aparecia com 26% a 29%. E mesmo que o candidato da centro-esquerda só comece a ser escolhido na primária de 29 de janeiro, os três políticos que estão mais inclinados a vencê-la, foram considerados na pesquisa. É o caso do ex-primeiro-ministro francês Manuel Valls que se for realmente candidato conquistaria atualmente apenas entre 9% e 10% das intenções de voto.