ASSINE
search button

Trump assume Presidência com maior rejeição em 40 anos

Magnata tem a menor popularidade entre os presidentes dos EUA

Compartilhar

O republicano Donald Trump prestará juramento como novo presidente dos Estados Unidos com a popularidade mais baixa que um líder político já registrou em 40 anos no país, de acordo com uma pesquisa publicada nesta terça-feira (14).    

Dados divulgados pelo jornal "The Washington Post" e e pela rede "ABC" afirmam que a popularidade de Trump não supera os 40%, enquanto 54% dos eleitores matêm sentimentos contrários ao magnata. Antes de tomar posse, o democrata Barack Obama tinha uma aprovação de 79%. Já o republicano George W.Bush tinha 62% e o também democrata Bill Clinton, 68%.    

A pesquisa, porém, destaca que, apesar da impopularidade, a maioria dos norte-americanos demonstra otimismo em relação à gestão de Trump e ao cumprimento de suas promessas de campanha, como a retomada do crescimento econômico e a luta contra o terrorismo. Os maiores pontos de crítica a Trump se referem ao escândalo dos ataques de hackers que teriam partido da Rússia e suas relações com Moscou.

>> 'Deutsche Welle': Lavrov convida Trump a participar de negociação de paz na Síria

>> Trump toma posse sexta-feira em meio a festas e protestos

Vencedor das eleições de novembro contra a candidata democrata Hillary Clinton, Trump logo reagiu à pesquisa no Twitter. "As mesmas pessoas que fizeram as pesquisas eleitorais falsas, e estavam erradas, agora fazem rankings de aprovação. São manipulados, como antes", escreveu o magnata. A resposta de Trump foi uma alfinetada ao jornal "The Washington Post", que publicou antes das eleições que a candidata Hillary Clinton seria a mais votada. 

O jornal acertou, mas Trump venceu no colégio eleitoral. O republicano toma posse na próxima sexta-feira (20) como novo presidente dos Estados Unidos.