ASSINE
search button

Trump critica política migratória de Merkel e elogia Brexit

Magnata disse que chanceler cometeu "erro catastrófico"

Compartilhar

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o rompimento do Reino Unido com a União Europeia e disse que outros países seguirão o exemplo britânico por causa da política migratória da chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

    As declarações foram dadas durante uma entrevista ao jornal dominical "The Sunday Times", na qual o magnata republicano também acusou Berlim de usar a UE para alcançar seus objetivos.

    Segundo Trump, Merkel cometeu um "erro catastrófico" ao acolher mais de 1 milhão de solicitantes de refúgio e "aumentar de maneira exponencial" a ameaça terrorista na Europa.

>> Donald Trump e Rússia se unem em ataques à Otan

>> Parlamentares se revoltam contra comentário de Trump e dizem que não vão à posse   

 "A União Europeia representa apenas um meio para a Alemanha alcançar seus objetivos. Por isso achei muito inteligente que o Reino Unido tenha decidido sair", disse o presidente eleito, chamando também a "Brexit" de "uma grande coisa" e prometendo fazer acordos com o país após a separação.

    Nesta terça-feira (17), a primeira-ministra Theresa May fará um discurso no qual apresentará o plano para o rompimento definitivo entre Londres e Bruxelas. O porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, afirmou que a chanceler leu "com interesse" a entrevista de Trump e que espera sua posse para "trabalhar junto" com o magnata.

    "O governo e a chanceler têm interesse em uma estreita colaboração com os Estados Unidos", limitou-se a dizer Seibert.

    (ANSA)