ASSINE
search button

Ataque em praia no México pode ter sido vingança de cartel

Tiroteio em casa noturna deixou cinco pessoas mortas

Compartilhar

Um homem armado invadiu uma discoteca em Playa del Carmen, balneário turístico situado perto de Cancún, no México, e matou pelo menos cinco pessoas.

Entre as vítimas estão quatro homens e uma mulher, sendo que três eram funcionários da boate. Em coletiva de imprensa, o promotor do estado de Quintana Roo, Miguel Ángel Pech Cen, disse que o balanço de mortos inclui dois canadenses - um deles supervisor de segurança da casa noturna -, um italiano (identificado como Daniel Pessina) e um colombiano que tentaram repelir o ataque.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Itália, a Embaixada do país na Cidade do México está trabalhando "em estreito contato" com os familiares de Pessina para garantir a eles "toda a assistência nesse momento difícil".

Ele era natural de Milão, mas vivia e trabalhava havia anos no vilarejo turístico de Sayulita, onde comandava uma pizzaria ao lado da companheira, a também italiana Giusy. Pessina provavelmente estava de férias em Playa del Carmen, já que as duas localidades ficam a quase 2,5 mil km de distância.

A quinta vítima é uma mulher que teria caído durante a confusão que se criou na discoteca. No entanto, Cen descartou a hipótese de atentado terrorista. O tiroteio ocorreu por volta das 3h da madrugada (6h em Brasília) desta segunda-feira (16) e também deixou 15 feridos, incluindo cidadãos estrangeiros.

O crime atingiu a casa noturna Blue Parrot, que recebia o festival de música eletrônica BPM. "É com muita tristeza que compartilhamos as notícias confirmadas pela polícia de que a ação de um sujeito solitário na Blue Barrot causou resultados fatais", afirma uma nota emitida pela organização do evento. Chegou-se a divulgar na imprensa local que o ataque teria sido realizado por mais de um homem e que três pessoas já teriam sido presas.

A possível explicação para o tiroteio seria uma vingança de um cartel de narcotraficantes contra os donos da discoteca, que não teriam permitido venda de drogas no festival. Um indício disso seria a preferência do atirador por funcionários da boate.

Barbara Bottai, italiana de 35 anos, estava em um bar com dois conterrâneos em Playa del Carmen quando viu um "mar humano atravessar a rua". No início, ela pensou tratar-se de um tsunami, mas depois ouviu gritos pedindo para as pessoas deitarem no chão e disparos.

Situada na costa oriental da península de Yucatán, Playa del Carmen é um dos destinos mais famosos da chamada Riviera Maya, no mar do Caribe. A praia fica cerca de 70 km ao sul de Cancún, outro polo turístico da costa mexicana, e passou por um intenso processo de desenvolvimento nos últimos anos.

Em 2003, o número de visitantes anuais em Playa del Carmen ficava em torno de 50 mil, número que hoje chega a 200 mil, um crescimento de 300%. O balneário é bastante procurado por italianos e até 2011 teve um jornal editado no idioma do país europeu, o "Sole d'Italia".