ASSINE
search button

Em Dia Mundial dos Refugiados, Papa pede proteção a crianças

Itália recebeu milhares de jovens imigrantes desacompanhados

Compartilhar

O papa Francisco pediu proteção às crianças imigrantes, em uma mensagem para celebrar hoje (17) o "Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados", que nesta edição leva o tema de é "Imigrantes menores, vulneráveis e sem voz".    

"Estes nossos pequenos irmãos, principalmente os desacompanhados, são expostos a tantos perigos. E digo a vocês, eles são tantos, tantos", afirmou o líder da Igreja Católica durante a celebração do Ângelus, no Vaticano. 

"É preciso adotar cada medida para garantir aos menores a proteção e defesa, assim como a integridade deles", pediu. Em uma carta endereçada ao Papa, um grupo de jovens imigrantes contou esperar que o apelo de Francisco incentive as pessoas a ajudarem na crise imigratória. "Temos esperança de que as coisas possam mudar", disseram na carta.    

"O número de imigrantes menores e vulneráveis está crescendo, assim como o número de crianças que chegam à Itália sem os pais. Trata-se de uma realidade que questiona a consciência de qualquer pessoa e de toda a sociedade", afirmou, por sua vez, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, também comentando a crise. 

Segundo a ONG Save The Children, somente no ano passado, 25,8 mil menores de idade chegaram à Itália sozinhos em travessias marítimas, mais que o dobro que em 2015, quando o número ficou em 12,6 mil. 

De acordo com dados apresentados pelo cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Justiça e Paz, mais de 400 crianças morreram no mar em travessias desde 2015. "Lembramos o caso do pequeno Aylan, em setembro de 2015. Desde então, mais de 400 crianças morreram", informou.