Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Abril de 2017

Internacional

Coral da Abertura dos Jogos de Sochi 2014 estava em voo que caiu no Mar Negro

Portal Terra

Um novo acidente aéreo marcou o mundo esportivo antes do final do ano. Na noite de natal, um avião militar russo caiu no Mar Negro com 92 pessoas. Dentre as vítimas, estavam os membros do coral oficial das forças armadas do país soviético, o Alexandrov, que cantou na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi.

O avião modelo Tu-154 levava soldados do exército soviético, repórteres e 64 membros do também conhecido como "Red Amry Choir" (Coral do Exército Vermelho), que iriam se apresentar para as tropas russas na base aérea de Hmeimim, perto de Latakia, no ano novo. O voo saiu da capital Moscou e fez um pouso em Sochi para reabastecimento.

Segundo o Ministério de Defesa russo, fragmentos do avião foram encontrados a 1,5 quilômetros da costa do Mar Negro na cidade de Sochi, em uma profundidade de 50 a 70 metros. Nenhum sobrevivente foi encontrado. 

Um áudio gravado que foi veiculado na mídia russa mostra uma conversa calma entre o piloto e os controladores de tráfico. Em um momento, as vozes e o avião desapareceram a não conseguiram mais estabelecer contato. As condições de voo foram consideradas favoráveis. 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou luto nacional nesta segunda-feira. Além dos 64 membros do coral, incluindo seu diretor Valery Khalilov, estavam nove jornalistas, oito soldados, dois civis e oito membros da equipe do avião. 

Em outubro de 2001, um avião do mesmo modelo Tu-154 e operado pela Siberian Airlines foi abatido sobre o Mar Negro matando 78 pessoas, em sua maioria israelenses. As autoridades militares ucranianas mais tarde teriam admitido que o avião poderia ter sido atingido durante treinamentos militares. 

Tags: avião, internacional, mortes, queda, russia

Compartilhe: