ASSINE
search button

França pode estender estado de emergência por mais seis meses

Objetivo é proteger as eleições gerais, que acontecem no primeiro semestre de 2017

Compartilhar

?A França vota na próxima semana, uma prorrogação de seis meses ao estado de emergência que vigora no país desde os ataques em Paris no ano passado. A intenção é proteger as eleições presidenciais, que acontecem em abril e maio do ano que vem, disse o primeiro-ministro Bernard Cazeneuve.

Cazeneuve disse que comícios e outras atividades relacionadas à campanha podem aumentar o risco de ataques terroristas "para aqueles que querem nos atingir no âmago de nossos valores democráticos e princípios republicanos". 

Anteriormente, o ex-primeiro-ministro e agora candidato à Presidência do país, Manuel Valls já tinha alertado a Assembleia Nacional quanto à possibilidade de ataques aos franceses. "Mesmo que essas palavras sejam difíceis de dizer, é meu dever dizê-las. 

Haverá outros ataques e haverá outras pessoas inocentes mortas, não devemos nos acostumar, nunca ao horror, mas devemos aprender a viver com esta ameaça". O que significa o estado de emergência. 

Em resumo, manter o estado de emergência confere mais poderes à Polícia da França. As medidas de emergência dão direito aos oficiais de realizarem buscas e colocar pessoas sob prisão domiciliar. 

O recurso também permite às autoridades "proibir a circulação de pessoas ou veículos", instaurar "zonas de proteção ou de segurança onde a estadia das pessoas está regulamentada" e proíbe a estadia em uma zona geográfica "a toda pessoa que dificulte, da forma que for, a ação dos poderes públicos".