ASSINE
search button

Brexit tem efeitos piores que referendo na Itália, diz UE

Itália poderá convocar novas eleições após renúncia de Renzi

Compartilhar

As consequências do referendo constitucional na Itália não serão piores que as provocadas pelo Brexit, de acordo com uma avaliação da Comissão Europeia. 

Segundo o porta-voz Margaritis Schinas, mesmo que o governo da Itália mude, ou que o país convoque novas eleições após a iminente renúncia do primeiro-ministro Matteo Renzi, as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia serão mais complexas para o bloco. Isso porque o Reino Unido precisará rever todos os acordos financeiros, econômicos, culturais, institucionais, educativos e até de circulação de pessoas com a UE. 

Já o referendo na Itália, promovido pelo governo de Matteo Renzi para alterar o sistema político do país, foi rejeitado pelos eleitores, o que abriu uma crise. Renzi anunciou que renunciaria ao cargo, mas o presidente Sergio Mattarella pediu que ele ficasse até que seja votada a lei orçamentária. Depois disso, pode ser que a Itália passe por eleições para eleger um novo governo. Um dos partidos que mais ganha força é o Movimento 5 Estrelas (M5S), do comediante Beppe Grillo, que defende a saída da Itália da União Europeia, nos moldes do Brexit. (ANSA)