ASSINE
search button

'Japan Times': Irã promete retaliação se EUA não encerrar sanções

Compartilhar

Matéria publicada nesta segunda-feira (5) pelo japan Times conta que o presidente iraniano, Hassan Rouhani, exigiu no domingo que o presidente dos EUA, Barack Obama, não sancione a extensão das sanções aprovadas pelo Congresso, dizendo que Teerã, de outra forma, "responderá com firmeza". 

A reportagem afirma que em um discurso ao parlamento, Rouhani denunciou a legislação aprovada pelo Congresso para estender a Lei de Sanções ao Irã por 10 anos, afirmando que trata-se de uma violação do acordo nuclear de Teerã com seis grandes potências. O acordo restringe o programa nuclear de Teerã em troca do levantamento das sanções financeiras internacionais.

> > Japan Times Tehran vows ‘firm response’ unless Obama stops Iran sanctions renewal

"O presidente dos Estados Unidos é obrigado a exercer a sua autoridade, impedindo a aprovação e particularmente a implementação das sanções. Se esta violação grave for realizada, vamos responder firmemente", Rouhani disse no discurso, transmitido ao vivo pela televisão estatal.

O movimento do Congresso foi um golpe para Rouhani, um pragmatista que criou a abertura diplomática para o Ocidente que levou ao acordo nuclear, diz o noticiário japonês. Funcionários dos EUA disseram, por sua vez, que a renovação das sanções não infringirá o acordo nuclear.

De acordo com o Japan Times, no domingo (4), 264 legisladores do parlamento iraniano – de um total de 290 políticos - emitiram uma declaração pedindo ao governo que implemente contra medidas, incluindo o relançamento do enriquecimento nuclear interrompido sob o acordo atômico.