ASSINE
search button

Em momento histórico, Brexit vai para Suprema Corte britânica

Governo quer derrubar decisão que atrasa o processo do Brexit

Compartilhar

Começou nesta segunda-feira, dia 5, uma nova fase da batalha legal para decidir se o Brexit deve passar ou não por uma votação no Parlamento britânico para que assim possa ser iniciado formalmente o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. 

Nos quatro dias de audiência da Suprema Corte britânica, que pela primeira vez reunirá seus 11 juízes, o governo da premier Theresa May tentará derrubar a decisão de que o Brexit só poderá ter um início oficial com a aprovação do Parlamento. 

O veredito do caso deve se tornar público em janeiro. No mês passado, a Suprema Corte decidiu que o governo sozinho não tem poder executivo o suficiente para invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que tem como objetivo regular os passos que um país deve dar para deixar a União Europeia. A decisão de que o Reino deixaria o bloco europeu foi realizada em 23 de junho deste ano por meio de um referendo histórico no qual a maioria da população surpreendentemente optou pelo "sim".    

Com a vitória do Brexit, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, grande defensor da estadia do país na UE, renunciou e Theresa May assumiu o cargo garantindo que iniciaria o processo de saída do bloco assim que possível já que este é o desejo popular. 

Segundo a atual premier, a invocação do artigo 50, ou seja, o início da saída do Reino Unido, seria realizada até março do ano que vem. No entanto, essa meta pode ser atrasada caso a Suprema Corte não derrube sua decisão de que o Brexit deve antes passar pelo Parlamento.