ASSINE
search button

'Deutsche Welle': Merkel lamenta saída de Renzi

Alemanha ressalta importância de manter curso político e econômico e oferece cooperação 

Compartilhar

Nesta segunda-feira (5) o jornal alemão Deutsche Welle publicou uma matéria onde conta que a chanceler Angela Merkel tomou conhecimento "com pesar" da renúncia do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, de acordo com informoção do porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert.

A reportagem do Welle diz que segundo este, a cooperação com Renzi foi "muito boa e plena de confiança mútua". No entanto, deve naturalmente ser respeitada a decisão democrática dos italianos e a do primeiro-ministro. Além disso, o futuro governo italiano receberá de Merkel a oferta de uma "cooperação estreita, em amizade e parceria". 

> > Deutsche Welle Renzi, Referendum, Regierungskrise: Merkel bleibt gelassen

O diário acrescentou que Seibert não quis fazer análises mais aprofundadas, limitando-se a observar que os italianos votaram em referendo sobre "questões importantes da Constituição italiana e da estrutura interna da Itália", a respeito das quais não cabe a um porta-voz do governo alemão tecer comentários. Independentemente do resultado do referendo, porém, os países-membros da União Europeia continuam a ter as mesmas tarefas diante de si: organizar uma cooperação concentrada nas áreas mais importantes, "de forma eficaz e que traga resultados concretos para os cidadãos".

Do ponto de vista do ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, a decisão dos italianos é "decepcionante", comunicou a porta-voz Sawsan Chebli, acrescentando que o que acontece depois do referendo deve ser decidido em Roma e na Itália, finaliza o texto do Deutsche Welle.