ASSINE
search button

Candidato de extrema-direita admite derrota nas eleições da Áustria

Compartilhar

O candidato ultranacionalista Norbert Hofer, do Partido da Liberdade (FPÖ), admitiu a derrota para o candidato independente apoiado pelo Partido Verde, Alexander van der Bellen, no segundo turno da eleição presidencial na Áustria, realizado neste domingo (4). As informações são da Agência Ansa.

"Estou infinitamente triste em não ter conseguido. Queria cuidar da Áustria", escreveu Hofer no Facebook. Pouco antes, a emissora pública "ORF" havia projetado a vitória de Van der Bellen. As urnas foram fechadas às 17h (horário local, 14h hora de Brasília), e Van der Bellen lidera a apuração com 53% de preferência.

Em maio, o candidato independente havia vencido o segundo turno com uma margem de apenas 30 mil votos, mas a eleição foi anulada pela Corte Constitucional austríaca devido a irregularidades na votação por correspondência.

Se confirmada, a nova vitória de Van der Bellen deixará a União Europeia aliviada, já que Bruxelas temia a ascensão de um candidato eurocético (contra a União Europeia) poucos meses depois do referendo que determinou a saída do Reino Unido do bloco.

Hofer havia baseado sua campanha em um duro discurso contra a imigração e a integração europeia e conquistou boa parte do eleitorado usando os mesmos tons nacionalistas que vêm ganhando força não apenas na União Europeia, mas também em países como os Estados Unidos.