ASSINE
search button

Visita de Putin pode facilitar regime de vistos entre Tóquio e Moscou

Compartilhar

O ministro das Relações Exteriores japonês Fumio Kishida declarou que, durante a visita de Vladimir Putin ao país, podem ser anunciadas medidas de facilitação do regime de vistos entre a Rússia e o Japão.

O chefe da chancelaria japonesa fez a respectiva declaração neste sábado (3) durante a coletiva conjunta com o seu homólogo russo Sergei Lavrov.

"Quanto à simplificação das formalidades de vistos, confirmamos que temos estado a preparar a visita do presidente russo de tal forma que cada país possa anunciar os passos que está considerando", declarou Kishida.

A visita do presidente russo está prevista para 15 de dezembro. Nessa data, os países deverão assinar uma série de acordos em vasto leque de áreas, inclusive na economia, cultura, ciência e problemas humanitários.

As relações bilaterais têm estado dependentes da disputa territorial relativamente às ilhas Curilas, que a Rússia considera como seu território segundo o Tratado de Paz de São Francisco, assinado em 1951. Segundo o documento, a soberania sobre as ilhas Kunashir, Shikotan, Habomai e Itutup passou a pertencer à União Soviética.

A disputa territorial existente também não permitiu aos dois países assinar o acordo de paz no fim da Segunda Guerra Mundial.