ASSINE
search button

Califórnia independente quer cooperar com a Rússia

Compartilhar

Os apoiantes da separação do estado norte-americano da Califórnia querem abrir um escritório na Rússia. O jornal The Business Insider divulgou neste domingo (20) que o grupo de ativistas Yes California, que apareceu ainda antes as eleições presidenciais, quer ter uma representação na Rússia. 

O líder dos ativistas, Louis Marinelli, se deslocou à Rússia dois meses atrás para se encontrar com representantes do movimento antiglobalista russo. Segundo Marinelli, os membros do movimento russo partilham a opinião dele de que o estado de Califórnia tem direito à autodeterminação. O líder do assim chamado CalExit (a sigla criada por palavras em inglês "exit" — saída e California) nota que a representação da organização não tratará de assuntos diplomáticos e será só um centro de divulgação que dará a conhecer aos russos a história e a cultura deste estado norte-americano. Assim, o líder espera que o centro apoie o turismo e as relações comerciais, o que permitirá à Califórnia se separar e alcançar a independência em breve.

O artigo destaca que Marinelli reside na Califórnia e é ex-professor de russo.  Enquanto isso, o hashtag criado para a organização #CalExit continua ganhando popularidade nas redes sociais, especialmente após 9 de novembro, quando foram anunciados os resultados das eleições presidenciais. O hashtag é um análogo direto do Brexit, o que significa a saída da Grã-Bretanha da União Europeia, pela qual os cidadãos britânicos votaram em junho do ano corrente.