ASSINE
search button

Quase 40% dos aposentados ganham até mil euros na Itália

Número equivale a 6,4 milhões de pessoas

Compartilhar

O Observatório do Instituto Nacional da Previdência Social da Itália (INPS) informou nesta sexta-feira (28) que 6,4 milhões de aposentados vivem com uma renda inferior a mil euros por mês.

    O número representa a maior faixa de aposentadorias únicas, com 39,6% do número total daqueles que recebem o benefício no país.

    Destes, cerca de 2,03 milhões ganham menos de 500 euros por mês e outros 4,36 milhões recebem entre 500 e mil euros. Já para 38,8%, o valor mensal fica na faixa entre 1,5 mil euros e 2 mil euros.

    A conta inclui aqueles que recebem mais de um tipo de aposentadoria, já que no país há cinco modalidades do benefício: por idade, por invalidez, para sobreviventes, por indenizações e por assistência social. Se for considerada apenas um tipo dessas categorias, o número de pessoas que recebe menos de mil euros sobe para 64,6% do total (cerca de 15 milhões de pessoas).

    Outro dado interessante do relatório é a diferença dos pagamentos entre gêneros. Apesar das mulheres serem a maioria dos aposentados (52,8%), elas recebem menos que os homens em todas as faixas de valores. Entre os que menos recebem, elas representam 48,3% contra 29,8%. Já entre as maiores aposentadorias, acima dos 3 mil euros por mês, há apenas 273.127 mulheres contra 780.480 homens. (ANSA)